Os melhores Pasteis de Nata e mais saudáveis que vai preparar e comer. Esta é uma receita mais leve do que as tradicionais mas sem comprometer o sabor. Este pastel de nata é simplesmente divinal, o contraste do recheio cremoso cheio de sabor com a massa folhada crocante, é delicioso.

Pastel de nata saudável Daniela Cunha

Quantas vezes já desisti de experimentar certas receitas, apenas porque pareciam complexas, cheias de truques ou segredos? Provavelmente, mais vezes do que gostaria. No entanto, quase sempre depois de ceder e fazer as receitas, chego sempre à mesma conclusão: afinal não é nada complicada de fazer. Foi exatamente o que aconteceu com esta receita de pasteis de nata. Muito simples de preparar, sem grande complexidade e o resultado é surpreendentemente delicioso.

Esta receita de pasteis de nata é mais leve do que a receita tradicional. Fiz algumas substituições de forma a conseguir uns pasteis de nata mais leves e com ingredientes mais saudáveis

Será possível manter a textura e o sabor típicos dos pasteis de nata tradicionais, numa versão mais saudável?

Nesta receita, fiz questão de manter a deliciosa massa folhada, que dá ao pastel aquela crocância irresistível. Apesar de reconhecer que a adição de manteiga torna a massa menos saudável, optei por mantê-la, pois é um elemento fundamental para o sabor autêntico deste doce tão apreciado na nossa pastelaria.

No entanto, fiz algumas substituições de forma a tornar esta versão mais saudável. Em vez de usar açúcar refinado, utilizei xilitol, um adoçante de origem natural que apresenta menos calorias e um índice glicémico baixo. Além disso, substituí o leite de vaca pela bebida vegetal de aveia, uma opção sem lactose e rica em nutrientes.

Estes substitutos não comprometem o sabor e a textura do pastel de nata. As gemas e o amido de milho garantem a cremosidade tão apreciada no recheio, enquanto o pau de canela e a casca de limão conferem um aroma e sabor únicos a estes deliciosos pasteis de nata mais saudáveis.

Um pouco da história deste doce que é um ex-líbris da nossa pastelaria

A história do pastel de nata remonta ao século XVIII, mais especificamente ao Mosteiro dos Jerónimos, em Belém. Durante essa época, muitos conventos e mosteiros em Portugal produziam doces e pastéis. As claras de ovos eram utilizadas para engomar as roupas dos monges e desta forma sobravam imensas gemas de ovos. Foi então que os monges do Mosteiro dos Jerónimos desenvolveram uma receita especial para utilizar essas gemas numa sobremesa única.

A receita original dos pasteis de nata era guardada em segredo pelos monges, que o produziam exclusivamente no mosteiro. No entanto, com o declínio dos conventos e a expulsão das ordens religiosas em Portugal no século XIX, a receita foi vendida a uma padaria local, a actualmente e bem famosa “Pastéis de Belém”.

A padaria começou a comercializar os famosos pastéis de nata, mantendo a receita original e o sabor característico. Desde então, os pastéis de nata tornaram-se uma referência da pastelaria portuguesa, sendo apreciados por pessoas de todo o mundo.

Hoje em dia, os pasteis de nata são um verdadeiro ícone da nossa cultura. São encontrados em todas as pastelarias por Portugal fora e não só. Actualmente já se encontram também à venda um pouco por toda a europa, principalmente onde há comunidades portuguesas.

Com a massa folhada delicada e crocante e o recheio cremoso à base de gemas, leite e açúcar, o pastel de nata é uma verdadeira tentação para os mais gulosos. Seja para o saborearmos com um café ou para o apreciarmos como uma sobremesa após uma refeição, o pastel de nata continua a encantar e a ser um orgulho da nossa doçaria portuguesa.

Pastel de nata saudável Daniela Cunha

Dicas e Sugestões para os melhores Pasteis de Nata

Fazer pasteis de nata é realmente muito simples, contudo há alguns truques que é importante cumprir. Na verdade, são segredos tão simples que tenho a certeza que vai repetir esta receita vezes sem conta. Pois além de simples de preparar, é mesmo uma verdadeira delícia, e saudável.

  • Em primeiro lugar aconselho a que use todos os produtos de boa qualidade. Desta forma vai conseguir ter uns pasteis de nata ainda mais saborosos
  • Trabalhe a massa folhada bem fria. Assim, deve mantê-la no frigorífico até à hora de a enrolar, cortar e forrar as formas.
  • Se vir o meu vídeo no instagram da preparação desta receita vai perceber que a minha massa era muito grande, o que fez com que o rolo ficasse mais grosso. Dessa forma, acabei por cortar rodelas com cerca de 1 cm. No entanto, no caso da sua massa depois de enrolada ficar num rolo mais fino, deve cortar rodelas com cerca de 2 cm.
  • Use formas de alumínio e individuais, são as mais fáceis para forrar e as que vão tornar os pasteis de nata com o tamanho perfeito.
  • Deixe o recheio arrefecer bem antes de juntar as gemas, para não correr o risco de cozer as gemas.
  • O forno deve estar bem quente. Só assim a massa folhada vai cozer e ficar bem folhada e crocante.
  • Se preferir, pode preparar os pasteis de nata e congelá-los antes de os cozer. Assim sempre que quiser comer um pastel de nata, já o tem preparado e só tem de o colocar no forno ou na airfryer.
  • Em vez e fazer pequenos pasteis de nata, pode prepara uma tarte grande. Vai ficar igualmente deliciosa.

Outras receitas que vai adorar

Agora consulte a receita em detalhe para saber as quantidades que eu usei nestes pasteis de nata incrivelmente deliciosos e mais saudáveis. No entanto, pode sempre acompanhar-me no instagram para se inspirar noutras receitas.

Pasteis de Nata

Refeição Sobremesas
Tempo total 50 minutes
Doses 8 pasteis de nata

Ingredientes

  • 1 massa folhada de boa qualidade
  • 250 ml bebida vegetal (usei de aveia)
  • 90 g xilitol (ou açúcar ou outro adoçante)
  • 4 gemas
  • 2 paus de canela
  • 2 c. sopa maizena
  • 1 casca de limão

Preparação

  • Numa panela juntar a Maizena, o xilitol o pau de canela e a casca de limão.
  • Acrescente um pouco de bebida vegetal e mexer bem até dissolver a farinha.
  • Juntar a restante bebida e e leve ao lume. Deve mexer sempre até engrossar. Deixar arrefecer um pouco.
  • Retirar o pau de canela e a casca de limão.
  • Junte as gemas do ovo já com o preparado mais frio e mexer muito bem.
  • Forrar as forminhas de nata com a massa.
    Para a massa, enrolar e cortar fatias de 2cm.
    As formas devem estar previamente untadas com manteiga.
    Colocar a massa e pressionar com os dedos no fundo até que a massa suba e cubra os lados da forma
  • Colocar o creme dentro da forma e levar ao forno pré aquecido a 300 graus.
    E importante que o forno esteja na máxima potência. Quanto mais quente melhor.
  • Deixar no forno cerca de 10/15 minutos. Sem que o creme ferva mas que os pasteis de nata fiquem douradinhos.
  • Cobrir com canela em pó e açúcar em pó ou xilitol em pó e voilà.

pt_PTPortuguese