Muitas vezes sentimo-nos inchadas, resultado das nossas opções alimentares. Tivemos uma festa e la comemos um pouco mais do que devíamos, andamos numa altura mais stressada e não estávamos a conseguir controlar a nossa alimentação e a quantidade de doces que ingerimos. Então, depois vem além do desconforto físico, todo um peso de consciência e culpa por se ter abusado.
Começamos a sentirmo-nos inchadas, até parece que engordamos, mas a verdade é que pode ser a retenção de líquidos no corpo que nos dá essa sensação de estarmos mais gordas. Essa sensação deve-se principalmente ao baixo consumo de água nos últimos dias também pelo excesso de alimentos e refeições ricas em sódio e gorduras saturadas, que promovem a inflamação.
A importância da água
Para combater esses sintomas, é importante aumentar o consumo de água. Beber muita água ajuda bastante na redução inchaço e na retenção de líquidos. A água vai ajudar a limpar todas as toxinas acumuladas.
No entanto, também muitos chás diuréticos e drenantes, que ajudam a eliminar mais facilmente as toxinas. A verdade é que os chás não são milagrosos, mas são excelentes aliados a uma alimentação saudável e equilibrada.
Não devemos substituir a água da nossa rotina só para introduzir os chás, mas é uma ótima estratégia começar a introduzir mais chás na nossa rotina. Sejam chás ou água, é muito importante mantermos o nosso corpo hidratado. Além do bem-estar físico, o nosso sono, a pele, a memória, a energia entre outros benefícios para a nossa saúde.
Beber mais chá será apenas um fator auxiliar ao combate do inchaço. Assim sendo, existem várias combinações de chás que são ótimos para combater o inchaço.
O chá como aliado no combate ao inchaço
Já é do conhecimento de muitos que o chá verde é fundamental para a anti-oxidação, é diurético e anti-flamatório.
O chá de hortelã, ajuda em problemas intestinais e diminui a formação de gases.
O chá de gengibre acelera o metabolismo e consequentemente ajuda a queimar gordura.
Vou deixar mais algumas informações de chás que também são ótimos para reduzir o inchaço.
Chá de casca de ananas
Aproveite a casca de ananas para fazer um chá delicioso. O chá de casca de ananas possui muita vitamina C. Além disso, a enzima bromelina pode ajudá-lo nos processos digestivos. Para fazer este chá delicioso, basta colocar a casca de ananas em agua a ferver e deixar ferver por alguns minutos. Você pode, inclusive, adicionar algumas folhas de hortelã para complementar o sabor.
Chá de Cavalinha
O chá de cavalinha é um dos mais poderoso diuréticos disponíveis na natureza. Pelo seu poder anti-inflamatório, a erva estimula o trabalho dos rins na eliminação de líquidos retidos. Além disso, os flavonoides presentes na planta ajudam a combater as substâncias tóxicas no organismo.
Chá Dente-de-leão
O dente-de-leão é outra planta popular para aumentar a produção de urina e eliminar a retenção de líquidos. Esta planta funciona como diurético natural porque é rica em potássio, um tipo de mineral que atua nos rins aumentando a produção de urina.
Chá de hibisco
As flores de hibisco destacam-se pelo seu aroma agradável e por dar origem ao chá queridinho de quem quer levar um estilo de vida saudável. O chá de hibisco ajuda a perder peso, mas, devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, a bebida é indicada também para aquelas pessoas que não abrem mão do bem-estar e de qualidade de vida. O chá de hibisco pode ser servido quente ou gelado.
Chá verde
O chá verde é rico em cafeína, que é uma substância com poder diurético natural.
Contém também um composto chamado epigalocatequina galato, que pode aumentar o gasto energético. Ainda pode auxiliar na estimulação de ácidos estomacais, contribuindo para a digestão e a absorção adequada dos nutrientes. Além de reduzir a absorção de gorduras e colesterol do organismo.
Como podem ver existe uma quantidade enorme de chás que podem ajudam no inchaço, retenção de líquidos e até auxiliar na perda de peso.
Mas é importante ter algum cuidado ao usar chás diuréticos.
É importante aconselhar-se com profissionais de saúde antes de introduzir qualquer chá na sua rotina.
Os chás diuréticos não devem ser usados por pessoas que já fazem diuréticos sintéticos. Também deve ser evitado por pessoas com problemas renais, doentes cardíacos ou com pressão arterial baixa.
Por todos estes motivos, é muito importante se aconselhar com o seu médico.