Na Ilha da Madeira

Daniela Cunha Madeira

A ilha da Madeira é a principal ilha do arquipélago, situado no oceano Atlântico, a sudoeste da costa portuguesa.

Lá encontra cenários naturais, águas cristalinas, tradições seculares e sabores genuínos. 

Na madeira encontra bom tempo todo o ano e vários lugares mágicos para visitar.

Já visitei a Madeira 3 vezes e todas elas encantadoras.
Gosto muito desta ilha pela sua beleza, mas acima de tudo pelo seu poder gastronómico. Não fosse eu uma boa entusiasta gastronómica.

A ilha é grande e os acessos são bons, mas para conhecer a ilha é necessário algum tempo e diria que é obrigatório alugar um carro. Para conseguirem conhecer a maior parte da ilha é bem preciso uma semana. No entanto, conseguem visitar em menos tempos visitando apenas alguns pontos turísticos.

Para que tudo seja perfeito é importante criar um roteiro com antecedência e escolher os melhores sítios a visitar.

Visitar a madeira está cada vez mais acessível e é um destino que facilmente conseguem organizar sozinhos. Muitos recorrem a agências de viagens e esta tudo bem, mas é muito fácil organizar uma viagem a ilha da madeira e economizar mais uns trocos.

Atualmente, já existem muitos voos low cost e é possível encontrar bons preços, pesquisando bem na internet. A minha última viagem à Madeira foi em janeiro e encontrei-a por 20€ por pessoa apenas com direito a uma pequena mala de mão.

Assim que chega ao aeroporto pode dirigir-se a uma companhia de aluguer de carros para alugar o seu carro ou até contratar um táxi para o levar ao seu destino.

Os táxis estão sempre disponíveis quando sai do aeroporto.

Qual a melhor altura para visitar a madeira?

Existem várias alturas interessantes para visitar a madeira, mas diria que a melhor altura para visitar a ilha são os meses de primavera e verão, de Março a Setembro. Embora o clima ameno da ilha faça com que qualquer mês do ano seja agradável.

De Outubro a Fevereiro são os meses, em que a precipitação é mais abundante.

O clima da Madeira é excecionalmente ameno e tem pequenas variações de temperatura sazonais. As temperaturas máximas variam entre 25°C no verão e 20ºC no inverno, enquanto as temperaturas mínimas variam entre 20°C no verão e 13°C no inverno.

Como me deslocar na ilha?

A melhor forma de visitar a ilha é alugar um carro. Existem várias agências de aluguer de viaturas no aeroporto, mas aconselho a que aluguem o carro com antecedência. Com uma pesquisa na internet conseguem encontrar várias opções e vários preços. Dessa forma tem a certeza que tudo vai correr bem. Na época alta é provável que os valores de aluguer sejam mais elevados e que possa haver escassez de alugueres de carros pela quantidade de turistas que existe na ilha.

Também é possível usar transportes públicos entre cidades, mas é muito provável que não consiga visitar todos os pontos turísticos pois será difícil encontrar transporte para as levadas. 

Onde comer na madeira?

Existem imensos restaurantes por toda a ilha. Na Madeira não faltam sugestões para todos os gostos.
A variedade gastronómica é enorme. Existem vários restaurantes típicos que na verdade são os que acho mais interessantes.
Não podem perder a oportunidade de comer a típica espetada em pau de louro, o bolo do caco com manteiga de alho, a poncha, o peixe-espada com banana, os filetes de peixe espada com maracujá, as lapas, entre outros.

Vou deixar abaixo algumas sugestões de restaurantes, alguns deles visitados por mim e outros tantos sugeridos pela minha comunidade.

Restaurante O polar – Espetada (Visitei)

  • Restaurante O Viola – Espetada (visitei) 
  • Restaurante Santo Antônio (visitei)
  • Restaurante Lareira portuguesa (visitei)
  • Restaurante Vila do peixe (visitei)
  • Restaurante Muralha Terrace (visitei)
  • Taberna Ruel (visitei)
  • Restaurante The beer garden (picadinho)
  • Casal da Penha 
  • Marisqueira Barqueiro 
  • Restaurante La ao fundo 
  • Restaurante Kampo 
  • Restaurante Sushi mari lido 
  • Restaurante A pipa 
  • Restaurante Chef steak House and sea basket 
  • Restaurante O abrigo do pastor 
  • Restaurante Caravela – melhores lapas
  • The Old Pharmacy
  • Restaurante Quinta do Furão
  • Restaurante Cantinho da Serra
  • Restaurante Solar dos Prazeres 
  • Restaurante Venda do Belo
  • Restaurante Muralhas
  • Restaurante Tasca Madeirense
  • Restaurante Lugar de baixo 
  • Restaurante Espadeiro
Para a poncha:
  • A venda do André
  • Taberna de serra d’agua

Onde dormir na ilha da Madeira?

Escolher onde ficar a dormir na ilha pode não ser tarefa fácil, pela diversidade que existe. Existe uma vasta oferta neste sentido e isso faz com que exista opções para todos os gostos e para todas as carteiras.

Eu gosto de me hospedar no Funchal, pois assim fico no centro da cidade, com facilidade de locomover facilmente a pé, aproveitando também as lindas vistas que muitos hotéis apresentam.

Quase sempre uso o Booking para procurar os melhores hotéis. Lá encontram várias opções e podem comparar os preços e as vantagens de cada hotel.
Tenho por hábito ligar para hotéis que me agradam de forma a perceber se a reserva diretamente com o hotel me pode trazer mais vantagens. Muitas vezes os hotéis dão vantagens aos hospedes que reservam diretamente com eles.

Deixo-vos os 3 locais onde me hospedei nas visitas que fiz à madeira:

  • A primeira vez que visitei a ilha fiquei na pousada da juventude. Era bastante jovem, recém-casada e as finanças não era muitas. Então a opção foi ficar na pousada da juventude. Não é de todo a melhor solução e sinceramente não recomendo, mas na altura foi para o que deu e como eu costumo dizer antes ir e ficar num sítio menos bom do que ficar em casa sem conhecer nada por colocar entraves em tudo. 
  • A segunda visita que fiz a ilha fui com um grupo de amigos e o hotel escolhido foi o Hotel Allegro Madeira. Este hotel não fica mesmo no centro da cidade, mas existem vários autocarros que nos traziam até à cidade com facilidade. O hotel disponibiliza uma piscina exterior e uma vista mar na parte mais alta do hotel. É um Hotel simples, mas como andamos maior parte do tempo fora foi suficiente para dormir.
  • Na terceira e última vez que visitamos a ilha ficamos no Next Savoy Hotel. Este hotel encantou-me por diversos motivos. Ficamos num quarto OCEAN SUITE, com uma vista maravilhosa, muito espaçoso, um terraço incrivelmente grande e muito aconchegante. Tinha uma sala, uma cama de casal, 2 casas de banho, ferro e tábua para passar a roupa e ainda secador. Este hotel tem uma piscina exterior bem em frente ao mar, um bar no topo do hotel e um restaurante que tem um brunch incrível. A decoração do hotel é bem interessante e está muito bem localizado. A única nota menos positiva que deixo neste hotel é o pequeno-almoço pouco variado que tem no serviço de pequeno-almoço incluído. Contudo não achei este este ponto menos favorável me impedisse de voltar a ficar hospedada neste hotel.

O que visitar na ilha?

Muitos são os pontos turísticos a visitar na Madeira. 

Mas uma grande parte da viagem passa pela capital. O Funchal é o local onde tudo acontece. No Funchal encontram os típicos carreiros do monte (cestos), o teleférico, o mercado os lavradores, a zona histórica, o jardim botânico, várias lojas e vários restaurantes.

  • Funchal

Funchal é a capital da Ilha da Madeira, e apresenta características que toda cidade grande tem: cosmopolita, moderna, jovial, com inúmeros restaurantes bastante elogiados e repleta de pontos turísticos! Encontram também o Museu do CR7.
Não podem perder a oportunidade de andar no teleférico, descer nos carrinhos de cesto, visitar o mercado dos lavradores onde encontra as mais frescas e exóticas frutas da madeira e ficará encantado com as diversas cores que o mercado apresenta.

Outra das características deste Mercado dos Lavradores é a tradição e folclore que ainda subsiste, sendo possível encontrar muitas vendedoras trajadas com o típico fato madeirense, pleno de cores vivas, alegria e tipicidade.

  1. Pico do Arieiro e Pico Ruivo

O Pico do Arieiro e o Pico Ruivo oferece uma vista incrível da paisagem vulcânica e selvagem da ilha, bem diferente da visão da região central de Funchal. Este ponto turístico é perfeito para caminhar e explorar as paisagens e por isso é importante levar roupa e calcado adequado para tal.

Daniela Cunha
  1. Cabo girão

O Miradouro do Cabo Girão é um dos pontos mais altos da Europa. Com 589 metros de altura oferece uma vista panorâmica incrível de Câmara de Lobos e do Funchal, razão pela qual é um local muito visitado.

  1. Santana

Santana é conhecido pelas casinhas típicas. São casas de pedra tradicionais com telhados de colmo íngremes em forma de triângulo.

Daniela Cunha - Madeira
  1. Porto Moniz

Porto Moniz é uma pequena vila encantadora localizada na ponta noroeste da Madeira.
O principal destaque deste local é com certeza as piscinas naturais.

As Piscinas Naturais do Porto Moniz são piscinas formadas pela lava vulcânica, onde o mar entra naturalmente trazendo água cristalina.
Esta piscina foi formada ao longo de milhares de anos, através do arrefecimento de lava vulcânica, e possui águas cristalinas, com peixes facilmente visíveis. A paisagem ao redor das piscinas é única devido à vista panorâmica que o nadador tem sobre a costa do mar e as rochas.

Daniela Cunha - Madeira
  1. Fajã dos padres

Para ter acesso à Fajã dos padres, deve pagar um teleférico para poder descer até este ponto. Lá em baixo encontrará, uma praia, uma plantação de bananas e um restaurante.

Daniela Cunha - Madeira
  1. Cascata dos anjos

A Cascata dos Anjos é uma como o próprio nome indica uma cascata antiga. Pode se aceder de carro e é u ponto turístico onde muito param para tirar fotografias e depois passam de carro por baixo da cascata.

Daniela Cunha - Madeira
  1. Miradouro véu da noiva

O Miradouro do Véu da Noiva fica localizado no Seixal, na antiga estrada que liga São Vicente ao Seixal, no concelho do Porto Moniz.
Este miradouro oferece uma vista para a Cascata do Véu da Noiva que, devido à sua altura e à carga de água que jorra pela encosta abaixo, faz lembrar o véu de uma noiva. Aqui também pode ver o Atlântico e as encostas da costa norte da Madeira.

Daniela Cunha - Madeira

Publicado em

26/01/2023

pt_PTPortuguese